Sobre o Programa

Universitário por um dia

O Programa UNIVERSITÁRIO POR UM DIA é uma iniciativa do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), que busca proporcionar a estudantes do ensino médio da rede pública ou privada a oportunidade de conhecer e vivenciar o ambiente universitário do Campus USP São Carlos, em especial do IFSC.

A programação inclui visitas às instalações do IFSC, uma palestra sobre as atividades de pesquisa, ensino e extensão, show de Física e uma apresentação da estrutura dos cursos de graduação do IFSC e as oportunidades no mercado de traballho.

O show de Física contará com demonstrações experimentais interativas relacionadas a aplicações cotidianas e tecnológicas da Física e ciências correlatas. A maioria das atividades será realizada em espaço específico denominado Sala do Conhecimento, que se trata de um ambiente equipado com sistema de multimídia e possibilita a integração dos alunos.

O programa é uma excelente oportunidade para os estudantes que gostam das ciências exatas e que desejam conhecer mais detalhes da profissão de um físico, nas mais diferentes especialidades.

Programação

09:00 h - Recepção no Hall do Laboratório de Ensino do IFSC e Palestra "Orientação Vocacional e Assistências Estudantis USP" (LEF mapas)
09:40 h - Apresentação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do IFSC - Cursos IFSC
10:00 h - Show de Física 1a. parte: Mecânica, Ondas e Termodinâmica